Vantagens da Homeopatia

Medicina Homeopática – quem experimenta fica adepto

Homeopatia, assim conhecida, é uma medicina que foi desenvolvida há cerca de 300 anos pelo médico alemão Dr. Samuel Hahnemann. Esta medicina difere da medicina alopática (medicina convencional) em diversos aspetos, nomeadamente na abordagem do paciente e na terapêutica específica que utiliza. A medicina homeopática olha para o organismo como um todo, retirando do quadro de sintomas a informação para a escolha de um medicamento, medicamento esse preparado de forma específica de diluição e dinamização. 

É precisamente neste ponto que surgem as maiores discussões sobre a cientificidade e valor do medicamento homeopático, pelo facto de se diluir vamos perdendo concentração da substância ativa. Bioquimicamente falando seria perda de ação do medicamento, no entanto, não ficamos por aqui na sua preparação. Após cada diluição é feita uma dinamização, ou seja, uma sucussão (agitação forte) que passará para o meio a informação vibracional da substância, desta forma o medicamento ganha potência e a sua forma de ação é diferente do medicamento convencional (químico). 

Pelo facto da ação do medicamento homeopático ser vibracional, ou seja, atuar para além dos processos bioquímicos do organismo, não conseguíamos provar a sua eficácia laboratorialmente, apenas se foi verificando a sua ação com as provas, quer na experimentação do medicamento em pessoas saudáveis, quer nos resultados obtidos  positivamente em pessoas doentes. Felizmente, com os avanços da tecnologia, podemos hoje verificar por meio de equipamentos de biorressonâcia, quântica ou até por fotografia de kirlian que o medicamento homeopático não é apenas água e álcool ou grãos de sacarose, ele possui uma carga vibracional (eletro-magnética / energética) de informação que atua não só no corpo humano, mas em todos os organismos vivos, comprovado nomeadamente em animais irracionais e plantas. 

O organismo como um todo, cada pessoa como um ser único! 

Com esta máxima, torna-se difícil generalizar em homeopatia. Cada pessoa é única, então a sua forma de equilíbrio também é única e assim o medicamento escolhido também o é. Cada pessoa seu medicamento! Em homeopatia não existem doenças, apenas pessoas doentes. Sabemos que ao longo dos anos, milhares de pessoas que procuraram a medicina homeopática e tomaram os seus medicamentos, obtiveram melhorias significativas.

Cada vez mais  esta medicina vai ganhando pontos e em seu favor aumenta o número de pessoas que a procuram. Teoricamente, todas as situações de falta de saúde podem ser curáveis através da homeopatia, na prática sabemos que por influência de diversos fatores tal equilíbrio pode não ser possível, mas a cada dia surgem novos casos de sucesso. Problemas digestivos, úlceras da mucosa gástrica e má absorção ou até  mesmo alergias e intolerâncias alimentares. No caso dos problemas que surgem com o avançar da idade, tais como situações reumáticas, a medicina homeopática tem-se mostrado bastante eficaz no seu controlo. Condições de pele ou manifestações na pele também encontram aqui equilíbrio e resultados muito bons. É de referir também, em contexto geral, os benefícios que todas as mulheres podem encontrar nesta medicina para os seus problemas de natureza ginecológica. 

Um campo de ação bastante marcado e de grande importância em medicina homeopática é a psique e o sistema nervoso. O médico homeopata centra-se na cura de todo o organismo, os sintomas mentais são os mais importantes na escolha do medicamento apropriado, por forma a que a mente equilibrada controle o processo de homeostasia (capacidade do organismo de se curar) e assim a pessoa fique saudável. Neste campo incluem-se  todas as situações de depressão, stress, insónia, fobias, pesadelos, esgotamento…

Por último, mas nem por isso menos importante, dá-se ênfase ao contributo da medicina homeopática em pediatria. Bebés, crianças e adolescentes encontram com muito sucesso resolução para os seus problemas de saúde e aqui se afirma com convicção, certeza e experiência, os casos de hiperatividade, défice de atenção e situações de otorrinolaringologia em que se trata a causa e fortalece-se toda a imunidade. É de referir que pela forma de preparação do medicamento homeopático e quando bem prescrito, este não tem efeitos secundários nem contraindicações. 

Recomendada em todas as idades, ainda antes da gravidez, preparando a mãe, durante a gravidez para seu suporte e preparação para o parto, até ao idoso, passando por todas as fases de desenvolvimento humano, o sucesso da medicina homeopática tem-se difundido  por toda a parte e todo aquele que a experimenta fica adepto.